Saber quando tempo você vai precisar esperar até receber a indenização por parte da seguradora de seu veículo é importante. Tal prazo é pré-determinado levando em conta o tempo de análise da situação, cálculo da apólice e outros fatores indispensáveis para o cumprimento da ação.
Veja quanto pode demorar o pagamento do seguro em diferentes ocasiões mais abaixo.
Indenização por danos reparáveis
Neste caso incluem acidentes em diversas gravidades, desde que o carro tenha ficado hábil à ser consertado. Geralmente as agências estipulam um limite de 75% para danos cobertos. Esta ação é caracterizada como “Perda parcial de veículo” e a seguradora cobre o valor total.
O custo cobrado pela oficina para o reparo do seu veículo, é levado em conta somente em estabelecimentos autorizados. Não é considerada aquela empresa indicada pelo motorista. Já a franquia é coberta pelo motorista. A análise do acidente e o início do reparo podem levar de 3 a 4 dias após a abertura do chamado.
Indenização integral
Já para acidentes onde a perda do carro foi total, assim como roubos onde o veículo não foi encontrado, o prazo muda. Nestes casos a seguradora precisará de um pouco mais de tempo para realizar a análise e fazer o pagamento da apólice.
Em média, desde a data da abertura do chamado, a empresa pode levar até 30 dias corridos para realizar o pagamento da indenização. Vale ressaltar que alguns documentos serão solicitados ao proprietário do veículo e somente após a entrega e conferência dos mesmos é que o prazo citado anteriormente começa a valer.
Indenização para carros com financiamento
Para aqueles casos onde o carro envolvido no acidente esteja ainda com parcelas de financiamento para vencer, a agência cobrirá o valor, mas não o enviará para o proprietário do veículo. Todas as prestações serão quitadas à vista junto à seguradora e o saldo enviado ao titular do seguro.
Para este caso, a agência pode levar também 30 dias corridos para realizar todas as quitações.
Agora é atentar-se dos prazos para cobrar a prestação de serviço correta junto à sua seguradora.