Muito se fala e se confunde sobre a intolerância à lactose e também à alergia ao leite de vaca. Apesar de serem semelhantes e tratados com um problema único, esses dois processos alérgicos são diferentes e precisam de atenção direcionada. Entenda cada um deles, suas particularidades e a melhor forma de tratá-los.
Entendendo a Intolerância à Lactose
A lactose é, na verdade, o açúcar do leite. Para que esse composto seja digerido com eficiência pelo corpo humano, o organismo produz uma enzima chamada Lactase. Quando há uma baixa de produção da lactase ou quando o seu organismo não desenvolve essa enzima, você passará a sentir os efeitos da chamada Intolerância à Lactose.
Principais sintomas:
* Náuseas, que por sua vez gera o vômito mais frequente.
* Inchaço no corpo, com atenção maior à região do abdômen.
* Dores abdominais causadas justamente por esse inchaço.
* Diarreia e cólicas sempre que ingerir um alimento com lactose em sua composição.
Tratamento:
Após a consulta com seu médico, ele provavelmente receitará um medicamento para as dores, mas o único tratamento para quem sofre com intolerância à lactose é de fato a substituição de alimentos. Há também a possibilidade de tomar a lactase sob a forma de comprimido para reduzir os sintomas.
Entendendo a Alergia ao leite de vaca
A Alergia à Proteína do Leite de Vaca, a APLV, é semelhante ao problema anterior, mas nesse caso a pessoa apresenta uma sensibilidade extrema à maioria ou todas as proteínas encontradas nesse tipo de leite. Nem sempre a pessoa que tem essa alergia, sofre com intolerância à lactose.
Principais Sintomas:
* Vômito sempre que consumir o leite ou algum de seus derivados.
* Diarreia.
* Manchas vermelhas pelo corpo.
* Inchaço na região dos lábios e dos olhos.
* Dificuldade de respiração.
Tratamento:
Quando identificada ainda no bebê, a alergia ao leite de vaca pode ser controlada a medida que a
criança cresce. Se descoberta já na fase adulta, é feito um cardápio diferenciado, retirando todos os componentes presentes no leite e em seus derivados. O leite de vaca também é substituído por similares.
Viu como a diferença é bem simples? Agora com certeza ficará bem mais fácil saber identificar cada um dos dois problemas de saúde.