Quem é contribuinte ou beneficiário do INSS sabe a infinidade de vantagens que o órgão oferece. Apesar de não ser algo que divulguem com frequência, o seguro de viagem é um desses benefícios.
Se você tem cadastro na instituição, não precisa mais contratar uma empresa se precisar viajar para dentro ou fora do país. Veja como requerer o seguro viagem do INSS.
Países com direito ao benefício
Infelizmente não dá para viajar o mundo inteiro com esse benefício, mas alguns países da Europa e do Mercosul já possuem acordo firmado com o Brasil e você terá o direito tranquilamente.
Argentina, Chile e Uruguai são os destinos da América do Sul que já aceitam o seguro viagem do INSS. Já para aqueles viajantes que vão atravessar o oceano e desbravar a Europa, o mesmo benefício pode ser utilizado na Grécia, em Portugal, na Itália e também na Espanha.
Qualquer outra localidade afora estas citadas, o procedimento para contratação do seguro viagem deve acontecer normalmente. É muito importante salientar que, apesar de existir o Acordo Schengen, neste caso não é válido o seu seguro viagem para outras nações da Europa. Se a intenção da sua viagem for conhecer o continente inteiro, ainda assim será exigido um seguro convencional de 30 mil euros.
Solicitando o Seguro Viagem INSS
O pedido para o seguro de viagem do INSS deve ser feito previamente, pois a liberação não é imediata. O mesmo deve ser requerido junto ao órgão da sua cidade.
Após solicitado, o INSS liberará um documento intitulado “Certificado de Direito a Assistência Médica” (CDAM) e também o formulário do país de destino para que você possa entrar no aeroporto local.
A solicitação é bem simples e deve ser feita no Setor de Acordos Internacionais do INSS. Este fica no escritório do órgão em sua cidade. Você pode consultar uma sede ou o site para saber o endereço corretamente.
Como utilizar o seguro de viagem do INSS
Como você estará com o certificado e o formulário em mãos, caso aconteça algo durante as suas férias, basta apresentar o documento no serviço de saúde pública do país. Após o tratamento, o mesmo se encarregará de enviar as contas para o governo do Brasil.